Atendimento: 0800 - 970 - 9196 Deficiente Auditivo e de fala: 0800-727-2299

Consumo

P&D


Mais do que uma obrigação, os programas anuais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são uma oportunidade para incentivar o pensamento

Mais do que uma obrigação, os programas anuais de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) são uma oportunidade para incentivar o pensamento criativo e inovador na Empresa Luz e Força Santa Maria S/A.

Foi criado pela Lei nº 9991/00, com objetivo de apoiar esforços focados na inovação tecnológica no Brasil, estimulando as atividades de criação e conhecimento necessários ao Setor de Energia Elétrica. O P&D na ELFSM está inserido no departamento de Engenharia da empresa gerenciado pelo Dr. Paulo C. A. de Almeida.

 

Público-alvo

Os esforços de pesquisa deverão ser buscados junto a Universidades, Centros de Pesquisa, Consultorias e o Setor Produtivo em geral.

As instituições de Ciência e Tecnologia, receptoras dos recursos, deverão ser nacionais e reconhecidas pelo MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) e as instituições de ensino superior deverão ser credenciadas junto ao MEC.

Os projetos de P&D da ELFSM seguem as diretrizes contidas no Manual para Elaboração dos Programas de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro disponível no SITE da Aneel publicado em maio/2008.

O manual explicita os critérios adotados para a identificação de um projeto como P&D e orienta quando da formulação das propostas de projetos.

 
 
 
 

Recursos Humanos

Responsável técnico: Alexsandre Leite Ferreira
Departamento de Engenharia
(27) 2101 – 2323
alexferreira@elfsm.com.br
Responsável técnico substituto: Paulo Cesar Arpini
Departamento de Engenharia
(27) 2101 – 2323 
pcarpini@elfsm.com.br