Atendimento: 0800 - 970 - 9196 Deficiente Auditivo e de fala: 0800-727-2299

Notícias

Santa Maria promove educação ambiental em São Gabriel da Palha


Nos meses de abril e junho de 2017, a Empresa Luz e Força Santa Maria, em parceria com a Ello Ambiental Consultoria, realizou as ações do programa de educação ambiental da PCH Cachoeira do Oito, em São Gabriel da Palha. O programa teve por objetivo levar informações de cunho socioambiental aos funcionários e moradores da região, em atendimento à licença ambiental da usina.

No mês de abril foi dado início ao programa com a realização de ações didáticas orientativas aos funcionários da usina, com palestra, treinamento individual e vivência dos conteúdos teóricos na própria PCH sobre gestão ambiental da atividade. Os temas do treinamento foram: sensibilidade ambiental aplicada à área de influência da atividade; conceitos ambientais; noções sobre consumo de energia; recursos hídricos; gestão de resíduos sólidos e desenvolvimento sustentável; noções sobre as principais legislações ambientais brasileiras aplicáveis; impactos potenciais ao ambiente decorrentes da atividade de geração de energia elétrica.

Durante a vivência de campo, foram trabalhados os seguintes temas: impactos ambientais ligados à atividade de geração e distribuição de energia; importância, normas e execução do gerenciamento de resíduos dentro da empresa e conservação de solos e recursos hídricos. Esses treinamentos específicos foram executados por meio de um conjunto de ações didáticas orientativas ministradas por educadores nos próprios locais de trabalho.

No dia 05 de junho de 2017, foi realizada a oficina na escola, com o tema “O olhar da permacultura sobre a conservação do solo e dos recursos hídricos”, trabalhada por meio de palestra e dinâmica educativa, buscando assim atingir a temática de boas práticas de uso e conservação do solo e dos recursos hídricos.

O conceito de permacultura está ligado diretamente à sustentabilidade e no modo de vida integrado à natureza e não contra a natureza. A atividade teve uma abertura realizada pelas coordenadoras do Projeto "Deixe a Terra Florescer", apresentando à comunidade e aos parceiros as atividades desenvolvidas e em desenvolvimento, seguido com a exibição do documentário "Plantadores de Água: o futuro se planta hoje". O fechamento foi realizado com um coffee break e a doação de aproximadamente 50 mudas de árvores.

Ao todo, 41 pessoas participaram das oficinas, entre pais, moradores, agricultores do entorno da PCH Cachoeira da Onça e parceiros do projeto desenvolvido pela escola. Durante a oficina foi divulgado o contato da empresa para a realização de outras oficinas caso fosse de interesse da comunidade e foram entregues apostilas digitais com todo o conteúdo apresentado em forma de texto, imagens e vídeos.