Atendimento: 0800 - 970 - 9196 Deficiente Auditivo e de fala: 0800-727-2299

Notícias

Empresa Luz e Força Santa Maria implementa projeto de eficiência energética


 

A Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM) deu início, em dezembro/2015, ao Projeto de Eficiência Energética – PEE tendo como público-alvo o consumidor residencial baixa renda. Esse projeto prevê a instalação de 250 kits SFCR de sistemas fotovoltaicos no município capixaba de Colatina e a substituição de 16.000 lâmpadas incandescentes por LED, em aproximadamente 4.000 unidades consumidoras localizadas nos onze municípios de sua área de concessão.

Os sistemas de geração distribuída terão o microinversor conectado diretamente abaixo do módulo fotovoltaico e as lâmpadas LED serão de 9W e 10W.

O projeto, com recursos do Programa de Eficiência Energética visa a promover a eficientização no segmento residencial baixa renda, na busca da conscientização dos consumidores para o uso correto e seguro da energia elétrica e a importância da utilização de fontes renováveis de energia, no caso, a energia solar.

O sistema piloto de geração fotovoltaica instalado, composto por duas placas de 250 Wpico/cada, mostrou-se promissor, com uma geração mensal média de 68 kWh/mês, correspondente a mais de 47% do consumo mensal de uma unidade consumidora residencial baixa renda.

O projeto também prevê a capacitação de oito a doze profissionais da área de energia elétrica, residentes preferencialmente nos bairros onde serão instalados os kits. Deverão ter certificação nos cursos de NR10 e NR35, além de treinamento específico acerca da montagem e manutenção dos kits, possibilitando a esses profissionais qualificação para a realização de futuras manutenções locais a preço de mercado, acessíveis aos consumidores beneficiados. As manutenções preventiva e corretiva concorrerão para a obtenção de melhores resultados energéticos do sistema implementado.