Atendimento: 0800 - 970 - 9196 Deficiente Auditivo e de fala: 0800-727-2299

Notícias

Horário de verão começa no próximo domingo (16)


No próximo domingo (16), começa o horário de verão. Com isso, à meia-noite do sábado (15) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 19 de fevereiro de 2017.

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir a demanda e o consumo de energia elétrica no horário de ponta, que vai das 18h às 21h.

De acordo com a Empresa Luz e Força Santa Maria (ELFSM), a estimativa de redução durante a mudança deve ser de cerca de 4% nos 11 municípios atendidos pela empresa no Noroeste do Espírito Santo.

“Toda essa energia poupada seria suficiente para abastecer, durante um mês e meio, uma cidade do porte de São Gabriel da Palha que possui cerca de 14,4 mil unidades consumidoras”, disse o assessor da diretoria, Henrique Coutinho.

O horário de verão

Foi instituído pela primeira vez no Brasil em 1931. Apesar de inicialmente ter-se inserido na cultura brasileira a ideia de que o setor elétrico é o único beneficiado com a medida, de alguns anos para cá foram reconhecidos as vantagens para a população como um todo.

Municípios atendidos pela Santa Maria:

Colatina

Marilândia

Santa Teresa

São Domingos do Norte

Governador Lindemberg

Alto Rio Novo

Vila Valério

São Roque do Canaã

São Gabriel da Palha

Pancas

Águia Branca