Atendimento: 0800 - 970 - 9196 Deficiente Auditivo e de fala: 0800-727-2299

Reclamações

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EXERCITE SEU DIREITO DE RECLAMAR
Sua satisfação é importante para nós. Por favor, manifeste-se, nós gostaríamos de antendê-lo bem.


Política de Tratamento de Reclamações
Melhorar continuamente o processo de tratamento de reclamações dos consumidores de energia elétrica, aprimorando a quantidade dos serviços prestados e consequentemente aumentar a satisfação do consumidor, bem como atender requisitos dos órgãos reguladores e fiscalizadores.
Henrique Barbieri Coutinho
Rev. 00 de 01/10/2011

→ Onde fazer as reclamações?
• Call Center (central de tele atendimento por meio do telefone 08009709196 e 08007272299 para deficiente auditivo e de fala, 24 horas por dia, 7 dias por semana).
• Agências de atendimento (escritórios de atendimento nas sedes municipais atendidas pela Santa Maria).
• Formulário de Manifestação (disponível nas agências de atendimento).
• PAM – Posto de Atendimento Móvel • Site (wwww.elfsm.com.br no Link Reclamações).
• Correspondências (End. Av Ângelo Giuberti, 385, Colatina – ES – CEP 29702-900).

→ Como fazer as reclamações?
O titular da conta (ou seu representante legal) ou quem tenha solicitado o serviço que está sendo reclamado, deverá acessar um dos canais informados acima, onde sua reclamação será recepcionada com a anotação do número de protocolo.

→ Informações que devo fornecer ao reclamar?
• dados da unidade consumidora (quando a reclamação se referir à unidade consumidora)
• dados pessoais de quem está fazendo a reclamação;
• descrição e dados relevantes pertinentes à reclamação;
• se quer resposta e;
• canal para resposta (telefone, e-mail, carta, etc.).

→ Como a reclamação será tratada?
As reclamações devem ser respondidas/atendidas em até 5 (cinco) dias úteis a contar da data do protocolo. Caso seja necessária a realização de visita técnica à unidade consumidora, a Santa Maria entrará em contato com o solicitante dentro do prazo acima, justificando e informando o prazo para solução, o qual será de no máximo 15 dias a contar da data do protocolo.

→ Como posso obter retorno sobre a situação da minha reclamação?
Os consumidores poderão acessar os canais informados acima e com o número de protocolo de atendimento obter informações quanto ao andamento de sua reclamação.

→ Opções que tenho para recorrer quando minha reclamação não for resolvida ou não fiquei satisfeito com a decisão em primeira instância?
• OUVIDORIA da Empresa Luz e Força Santa Maria, através do telefone 0800 707 0909 ou conforme divulgação no sítio eletrônico da ELFSM, link “Ouvidoria”.
• ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica através do telefone 167.